terça-feira, 22 de maio de 2012

Alegria Alegria, Os Caetanos!

Já havia visto meio show dos Caetanos (vou chamar a banda assim, pois não sei mais como é o nome... se é Cláudio Brasil e Banda Caetano ou os Caetanos. Update: Segundo o leitor JauMelo Banda Caetano é outro projeto não vinculado a Cláudio Brasil) e o no dia 13 de abril de mil novecentos e sessenta e seis O Cara e Coroa / Sushi digital deu de presente um show deles completo para mim e para a aniversariante do dia, Rochele.

O show que tinha visto antes foi como um Eclipse Oculto, por eu ter chegado, ele já ter começado e depois ter dado pau nos equipamentos. Caiu água neles, pois choveu e o show era no Capibar uhuhuhuhu.

Mas o pouco que vi naquele dia me fez buscar mais algumas coisas de Caetano Veloso para ouvir, começando pela Tropicália e depois indo para a discografia dele. Eu gosto mais dos Caetanos por Cláudio Brasil ser como o Super-homem e o Caetano ser o Clark Kent. Isso hoje em dia, claro.

Já cheguei na Rua da Moeda querendo cantar as 2 músicas que aprendi com a discografia de Caetano. O show demorou uma nesguinha para começar e teve até a passagem de som e tal. Quando começou tudo numa Transa só, e as versões animadas dos clássicos desconhecidos do grande público fizeram todo mundo se sacudir como Tigresas.

O show flui muito bem, e eu o divido em duas partes: Eu sou neguinha e Queixa. Essa divisão arbitrária e sem nexo, reflete a minha visão da primeira parte mais animada e sacolejante, em paradoxo com a segunda mais parada e, sorrateiramente massante. Não me entendam mal, mas é que eu só gosto de Caetano Veloso por causa d'Os Caetanos que fazem o som dele soar diferente do que me lembro, e quando eles soam parecido fico momentaneamente desanimado.

Como é Proibido proibir, o povo não dá a mínima para minha opinião e curte o show todo. Talvez essa minha postura ranzinza seja por não terem tocado Superbacana, uma ode a cultura pop cheia das referências que sempre dou um jeitinho de espremer por aqui.

Vá aos shows, prestigie e compre o disco deles (que só é vendido na hora).

Rodolfo Nícolas vai montar os Gil's.

9 Reactions to this post

Add Comment
  1. JauMelo disse... 22 de maio de 2012 18:53

    A Banda Caetano sim é a original, é a banda que está a 5 anos no mercado, fazendo uma verdadeira releitura que encantou o proprio Caetano Veloso que disse: " a banda é do caralho" assista o video de Caetano Veloso e Banda Caetano no youtube, e veja quem é a verdadeira Banda Caetano

  2. JauMelo disse... 22 de maio de 2012 19:02

    Não confunda Banda Caetano com o cover (os caetanos) que isso não tem nada haver com a releitura autentica e de sucesso que a Banda Caetano faz a 5 anos

  3. JauMelo disse... 22 de maio de 2012 19:13

    Não confunda Banda Caetano com o cover (os caetanos) fazemos uma releitura autentica e de sucesso a 5 anos, não imitamos Caetano Veloso!!! Foi com essa sonoridade que o próprio Caetano Veloso disse: " A Banda Caetano é do caralho "

  4. pajaraca_n disse... 22 de maio de 2012 19:20

    E qual a que tem Cláudio Brasil?

  5. JauMelo disse... 22 de maio de 2012 19:26

    Garanto que não é a Banda Caetano!!!

  6. pajaraca_n disse... 22 de maio de 2012 19:42

    Eu vou atualizar ali em cima. Eu coloquei assim, pois nos videos do youtube em alguns momentos aparece o nome Cláudio Brasil e Banda Caetano (e se não me engano no video com o Caetano original é o Cláudio Brasil quem está cantando http://www.youtube.com/watch?v=BLFv0IEndGE). Não sei o motivo do mal estar, mas vou deixar a diferença mais clara, que o show que vi foi d'Os Caetanos.

  7. Anônimo disse... 7 de junho de 2012 16:39

    Dia MARAVILHOSO, e a resenha melhor ainda ;)

    Nanda Borges ;*

  8. Anônimo disse... 27 de agosto de 2012 15:15

    Cláudio Brasil é um poço de arrogância e mau-caratismo. É acostumado a sacanear com todos os músicos que o acompanham. Saiu da Banda Caetano por agir de má fé e antiprofissionalismo com seus companheiros, de todas as maneiras possíveis. Não satisfeito, utilizando-se de apropriação indébita, após sua saída, mudou os créditos dos vídeos da Banda Caetano e os repostou no YouTube como "Cláudio Brasil na Banda Caetano". Para completar, numa atitude completamente descabida, tentou assediar moralmente o 2º vocalista da Banda Caetano, indo a lugares onde os caras se apresentavam e querendo intimidar o novo cantor com caras, bocas e gestos - o que só demonstra sua total insegurança e despeito com a continuidade da banda, independente de sua saída. Pouco depois, montou a banda "Os Caetanos" e copiou descaradamente TODOS os arranjos originais da Banda Caetano para o seu novo grupo. Cláudio Brasil se mostra completamente indignado por saber que a Banda Caetano segue seu rumo, com novos vocalistas que fazem um trabalho digno, que são afinados e conseguem cantar as letras corretamente, e o melhor de tudo: mantêm o respeito da crítica através de profissionalismo, seriedade e talento, sem precisar fazer macaquices no palco ou imitar de forma grotesca o timbre de Caetano. A proposta da Banda Caetano é apresentar um show com músicos experientes e cantores que se preocupam em interpretar as canções do Caetano com o devido respeito que elas merecem - o que é bem diferente de botar um palhaço, escroto que faz as pessoas gargalharem como se estivessem numa peça de comédia da Trupe do Barulho!

  9. Freddy Simões disse... 28 de agosto de 2012 11:49

    Muito criativa a figura de linguagem utilizada no texto! No caso em questão, eu prefiro o Clark Kent ao Super-Homem caricato.

Postar um comentário