segunda-feira, 26 de maio de 2014

Quero ver é na copa #1 - Músicas para ir se ambientando com Recife

Tá aí, vai ter ou não vai ter copa, ninguém sabe ainda como vai ser, mas se tu vens (tu vens, eu já escuto teus sinais) de fora pra Pernambuco ver algum dos jogos é bom ter uma noção de onde está se metendo. O RecifEstranhO vai dar algumas dicas desse esquema para você (mesmo o visual novo tendo atrasado igual as obras da copa...). Caso não entenda português, também fizemos esse texto para você e, ao colá-lo no google tradutor terá noção do que acontece.

E nesse primeiro guia, para se situar dos entornos da arena pernambucana, nada melhor do que música. Todo lugar que se preze algum trovador já escreveu alguma música ou cantiga falando de suas pradarias. Recife e sua região metropolitana estão na mesma (é, o jogo é alardeado que é em Recife mas na verdade é numa cidade vizinha, mas vou fingir que me pagaram e vou falar mais de Recife) e tem boas músicas falando de suas ruas e bairros. Segue a belíssima seleção feita por nossos redatores!

5) Bob - Otto
Nosso querido barriga branca que nunca está sóbrio nos shows, nos brindou em sua fase mais tecno-pop com essa beleza musical que gruda na sua cabeça igual chocolate hidrogenado não se desfaz na boca. Uma boa para ir se familiarizando com os nomes de bairros tradicionais da capital pernambucana.


4) Pelas ruas que andei - Alceu Valença
Com belo viés poético, Alceu fala de ruas e bairros tradicionais de Recife onde ele procurou alguém. Talvez ele nunca tenha encontrado, mas nada impede que você procure.


3) Guia de Olinda - Erastos Vasconcelos e Eddie
É injusto falar de Recife sem  falar em Olinda, são cidades irmãs e coladinhas. Dá pra ir de uma até a outra pegando um ônibus vale A. Erastos escreveu esse mapa falado de Olinda e suas ruas famosas e com jeito carnavalesco, mas foi com o(a) Eddie que todo mundo ficou conhecendo. E se tu vier pra Recife e não for em Olinda, tu falhou na vida.


2) Recife minha cidade - Reginaldo Rossi
Depois de já ter se acostumado com os nomes das ruas e bairros, escute o finado Rei do brega fala da sombra e água fresca de sua Recife (e Olinda também) idealizada e boa de praia.


1) Leão do Norte - Lenine
Tá, a copa tá marcada pra Pernambuco e o melhor clichê das coisas da nossa terra foram condensados por Lenine nessa composição clássica do cancioneiro popular nordestino. Ele fala de muitas coisas do estado que você tem que conhecer, claro que ele foca na região litorânea que é o lugar de onde ele é e onde fica a capital. Apesar de Pernambuco não ser só isso, dá um bom panorama do que está na superfície mas, acredite, o melhor está mais para o lado do interior.

0,5) Recife - Jorge Cabeleira
Mas em Recife e Pernambuco nem tudo é alegria e festa (na verdade é bem pouco), e, Jorge Cabeleira fala das diversas mazelas que afligem nosso povo desde muito tempo. E isso não vai mudar com a Copa e depois dela parece que também não...


Rodolfo Nícolas cantou Salgueiro em verso e prosa.

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário