terça-feira, 19 de agosto de 2014

O pastel de rua do Gato Doido

Eu gosto do pastel de rua. Se você não gosta, tenho uma notícia para te dar: - Viverás mais que eu!!!!! Uma das comidas que ao sentir o sabor nas papilas gustativas, o coração vai ficando sobrecarregado com o entupimento das veias e artérias, que causam o aumento de pressão. E não há lugar melhor que o baluarte dos fins de noites e madrugadas da Zona Oeste, O Gato Doido! Esses pastéis são patrimônio pernambucano, tipo bolo de rolo e buchada de bode, e se encontram por toda a cidade.
Gato doido bombação no esquema de cores
O esquema é o seguinte, consultando a tabela de preços você define a quantidade de recheios que deseja e informa ao chefe, ele vai colocar (geralmente com uma colherzinha ou com a ponta de uma faca) milimétricas porções de cada ingrediente dentro daquela massinha de pastel que você compra no mercado, lacrar com a serra da faca ou com um rolinho, besuntar com manteiga e jogar no óleo fervente. Se você gostar, pode colocar catechupe e maionese junto aos recheios (eu juro que tem quem goste).
Borda mais crocante desse lado do continente
Escolhi o Gato Doido para falar, pois nunca ninguém tinha conseguido uma borda tão crocante como a da especiaria de lá. Em GD você escolhe entre oito sabores, e, no dia que o visitei, comi o clássico que vem todos, todos, todos os oito! Lá também é ponto de referência no Engenho do Meio, todo mundo sabe onde é e fica aberto até tarde. Também acho que supera em muito a clássica barraquinha do Parque 13 de Maio que fazia minha alegria quando trabalhava perto do Cemitério dos Ingleses.

O pastel de rua do Recife difere dos pastéis de vento e chinês clássicos do universo por não terem tanta maleabilidade, tempero de sinal e de sereno. Nos outros é tudo muito fixo, muito engessado. Fico imaginando quando vão bolar uma coxinha que você escolha os recheios na hora e em seguida jogue no óleo quente.

O Gato Doido é um trailer amarelo que fica no Engenho do Meio, após o cano da Compesa (sim, essas informações são mais do que suficientes para você encontrar o local). Além do pastel, lá vendem salgados e coisas de fiteiros em geral, além de bebidas diversas mil.
Muito doidos esses "Vingadores" que vi na cidade!
Você também pode encontrar os pastéis nesse esquema na Avenida Dantas Barreto e próximo à Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, geralmente em todas as esquinas dos bairros residenciais (com casas) do Grande Recife.

Rodolfo Nícolas comia um pastel e dois churros (o paulista come dois pastel e um churros).

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário